O que você acha de comer carne, muita carne e ainda melhorar a sua produtividade, clareza mental, a sua libido e a sua pressão arterial? Bem é isso o que os defensores da nova dieta carnívora acreditam, e a base dessa dieta é apenas carne, vísceras, ovos, peixes e queijos curados e nada de vegetais ou alimentos de origem vegetal e também nenhum tipo de suplemento.
É totalmente o oposto da dieta vegana. É uma versão de dieta com alto teor de proteínas e gorduras saturadas e nada de carboidratos, sendo que não existe um protocolo definido de quantidade de proteínas e gorduras a ser ingeridas.
Em alguns países as pessoas têm migrado da dieta low carb e cetogênica para a dieta carnívora, e um dos adeptos mais famosos desta dieta é Shawn Baker. No seu perfil em uma mídia social ele disse que a dieta é muito fácil porque não precisa de planos alimentares ou contar calorias. “Eu só tenho que pensar com quanta fome eu estou e em quantos bifes eu quero comer” ele disse.
Os seguidores dizem que a dieta traz vários benefícios como a rápida perda de peso, melhora do sono, mais disposição, melhora da libido, maior clareza mental, menos fome e mais saciedade, mais força e mais resistência nos treinos.
E agora do ponto de vista nutricional, será que uma dieta carnívora é saudável a longo prazo? E como ficam os outros nutrientes e fibras?
A desvantagem da dieta carnívora é que é apenas carne, o que significa que carboidratos e gorduras saudáveis ficam completamente fora da dieta. Os carboidratos contêm nutrientes quase inexistentes nas carnes, como as fibras, a vitamina C, a vitamina K, ácido fólico entre outros. Uma dieta somente com carne, especialmente com excesso de gordura saturada, pode aumentar o risco de inflamações no organismo.
Além disso o funcionamento do nosso intestino é prejudicado devido à falta de substrato para ter um microbioma saudável. E os estudos recentes vem mostrando a importância de ter um microbioma saudável para se ter uma boa saúde, imunidade forte e prevenir diversas doenças.
Outro aspecto é que existem compostos bioativos como polifenóis e antioxidantes que são encontrados especificamente em alimentos de origem vegetal que reduzem o risco de estresse oxidativo e também inflamações.
Apesar das promessas que a dieta carnívora traz não há evidências e estudos mostrando os seus benefícios.
Se inscreva para o PFD Reset e comece a sua transformação hoje mesmo.